Especialidades
Especialidades
Atendimento
- Seg - Sex: 07.00 as 19.00
- Sábado: 08.00 a 12.00
Contato
- (21) 3177-9700
- contato@adm-ion.com
Uveítes
Uveíte é uma inflamação da parte dos olhos que acomete o trato uveal, que é composto por: íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (composto basicamente por vasos sanguíneos). Quando ocorre o acometimento inflamatório de uma destas estruturas ou o conjunto das mesmas, caracteriza-se a uveíte.
Pode ser aguda ou crônica. Os episódios mais graves, quando não tratados adequadamente, podem levar a complicações como catarata e glaucoma. Em alguns casos levando a cegueira.
O principal sinal de uma uveíte é o olho vermelho, devido ao processo inflamatório – mas pode não acontecer em todos os casos. Inicialmente, o paciente com uveíte pode visualizar pequenos pontos que se movimentam de acordo com a posição do olho, e estes, com a incidência da luz formam pequenas sombras flutuantes na retina, sendo chamados de moscas volantes. Se ocorrer aumento progressivo destas moscas volantes, pode ser um sintoma indicativo de atividade inflamatória. O embaçamento visual e a dor também são sintomas de uveíte.
Entre as formas agudas, as mais comuns são as infecciosas como a toxoplasmose ou idiopáticas, de causas desconhecidas. Já as formas crônicas normalmente são ligadas à doenças autoimunes como Doença de Behcet, artrite idiopática juvenil ou sarcoidose, por exemplo.
A uveíte tem cura, principalmente quando identificada no início. Percebendo algum desses sintomas, procure sempre um médico oftalmologista.